quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Você sabe navegar?

Durante todo o meu tempo de experiência no mar, pude reparar várias imprudências de certas pessoas que se dizem marinheiro(pescador).
Primeiro temos que reparar no vento, uma boa dica é se for a noite, procure olhar as estrelas,
veja se elas estão piscando muito, se estiver cuidado, pois pode acontecer de estar com pouco vento em terra, mais ao se afastar da boca da barra, poderá ter surpresa. Segunda dica é olhar as condições do tempo, se estiver com o tempo fechado, procure reparar com que intensidade as nuvens passam, se depressa ou devagar, se estiver tudo de acordo, então boa viagem.
Em uma embarcação de pequeno, médio e grande porte(até 11 metros), não é aconselhávell romper ondas acima de 4 metros. A navegação depende muito é claro da experiência do mestre da embarcação(condutor), mesmo sendo uma pessoa com experiência, já aconteceu casos em que a experiência virou inexperiência, pois com a natureza não se brinca, é mais forte. Caso você esteja navegando e se deparar com vento, dependendo o rumo que esteja tomando, de sempre a proa do barco, nunca navegue de lado com um vento forte, pois certamente sua embarcação correrá um grande risco de tombar. Dependendo da intensidade do vento, é aconselhável fundiar(ancorar) e esperar um pouco mais; mais vale uma navegação consciente do que uma ação desastrosa.
É preciso tomar cuidado ao sair de uma onda grande para que o barco não bata muito forte na onda, pois com o subir e descer, ele pode dar uma pancada muito violenta, e se o casco não estiver em boas condições poderá ocorrer rompimento do calafeto, uma pequena emenda de tábua pode com o impacto soltar, como eu já presenciei, e isso pode levar a embarcação ao fundo. Quando eu digo ao fundo, não estou dizendo que o barco vai até o fundo do mar, geralmente o barco afunda só um pouco da tona , podendo é claro os marinheiros ficarem no barco, mesmo ele estando um pouco submerso. Isso tudo é claro em embarcação de madeira, e também dependendo do tamanho da embarcação.
Por tudo isso, tome cuidado ao navegar, se estiver navegando a noite, procure aprender a ler a sinalização luminosa para evitar surpresa, com navios, rebocadores, e etc. Por eles serem grandes geralmente eles não saem de sua rota, você que é pequeno, é que tem que estar atento para não ser atropelado. Se você estiver parado ou navegando e reparar ao mesmo tempo a luz branca, vermelha e verde em sua reta, fique atento pois esta embarcação poderá estar vindo em sua direção, se confirmado procure ligar logo o motor para não ter surpresa.
Fique atento, a vida é uma só.

0 comentários: