quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

cuidado ao comprar embarcação usada - parte 2

Como disse anteriormente, é preciso ter algum cuidado com a parte externa do barco. Feita essa verificação, passaremos agora a verificar a parte interna do barco.
Primeira providência é observar o convés; observar as junções das madeiras, o calafeto, tipo de massa usada no convés, verificar nas bordas junto ao convés se á uma abertura considerável para o escoamento da água, verificar os estados da bordas, casaria externa e internamente, os tampões da proa e urna, verificar quantas garateias(âncora) possuem a embarcação, quantos metros de marra(corda) tem. Dentro do barco temos o esqueleto, chamado também de caverna. É importante verificar o estado das cavernas, pinturas, modo de amarração que pode ser com prego ou parafuso, verificar a amarração do motor nos troncos, verificar se os parafusos que fixam o motor são de aço inox, verificar e é importante o mancal interno(peça de metal onde é apoiado o eixo) verificar se estar bem alinhado e extremamente fixo, pois caso não esteja, provavelmente haverá um desalinhamento do motor, podendo causar a quebra de eixo, e as consequencias no mar podem ser desastrosas, além de causar um custo para o proprietário.
É preciso navegar com a embarcação para observar o alinhamento do eixo, e a fixação do mancal.
Se a embarcação tiver urna(frigorífico), procure saber o tipo de material utilizado para o isolamento térmico. Uma boa urna geralmente é feita de poliuretano material utilizado em prancha de surf, sua durabilidade é longa, e a conservação térmica do gelo é bem superior a urna feita com isopor. O isopor com o tempo de uso tende a afinar e assim a urna deixa de ter um bom isolamento térmico, podendo com isso comprometer todo o pescado. è importante também que se olhe o bico de proa, geralmente aonde fica a marra(corda) verificar o estado de conservação.
Lembre-se de verificar também como é feita a refrigeração do motor(se é bomba d'agua, ou cata água, sistema utilizando cano de pvc), veja também com é escoada a água que faz a embarcação, necessário saber se é escoada pelo sistema de sucção pelo hélice(chamado de bueira) ou se é através de bomba elétrica. Neste caso eu aconselho que o proprietário tenha uma bomba manual, pois não se pode confiar totalmente em nenhum dos sistemas utilizados.
Estando tudo certo boa compra e aproveite o maximo.

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